domingo, 13 de março de 2011

Assédio Moral no Trabalho, reaja!


       Quando ocorre a deliberada degradação das condições de trabalho ocasionada por uma comunicação abusiva (não ética) de maneira repetitiva caracterizada por comportamento hostil que um superior ou colega desenvolve contra um indivíduo, esse tipo de atitude é denominado assédio moral. Dentro das condutas que caracterizam o assédio moral (perseguição) estão: bloquear o andamento do trabalho alheio, pedir trabalhos urgentes sem necessidade, fazer críticas em público, insinuar que o funcionário tem problemas mentais ou familiares, retirar ou limitar a autonomia do profissional, descumprir o código de ética e as leis trabalhistas, entre outras. Essas atitudes possuem a intenção de baixar auto-estima e desestabilizar, emocionalmente e profissionalmente a vítima. (CNTS, 2007).




       O trabalhador de Enfermagem, vítima do assédio moral, poderá se defender contra as agressões através da anotação detalhada das humilhações sofridas, incluindo data, hora, local e presença de testemunhas, evitando conversar sozinha com o agressor, procurando os sindicatos, não se demitindo do emprego e não se isolando; também é importante buscar o apoio dos colegas, familiares e amigos. (THOFEHRN; et al, 2008).
       Em suma, o cuidado emocional é de responsabilidade de toda a equipe de saúde, cada componente da equipe deve estar em condições emocionais de trabalhar com os pacientes se mantendo saudável não só para os pacientes, mas também para á vida dos profissionais da área da saúde. (SOUZA, 2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário