sábado, 19 de março de 2011

Cuidar de quem Cuida!!!

A enfermagem é a ciência do cuidar, quem escolhe por fazer parte dessa família deve ter em mente que, aquele que cuida um dia será cuidado e, além disso, deve ser cuidado enquanto cuida de alguém.

Ser membro de uma equipe de enfermagem não nos coloca em patamar de santos, milagreiros, anjos ou semideuses, mas sim nos mostra a realidade da vida, do quanto frágil e delicado é nosso corpo, de como facilitamos sua destruição e quanto mais próximos da morte estamos.

Usar sempre a empatia quando for atender alguém, é sinal de que realmente nos preocupamos com a vida de uma maneira geral, afinal um dia seremos nós deitados em algum leito necessitando de cuidados, esse é o ciclo da vida!

Nós da enfermagem não somos imunes a nada, somos sim passivos de agravos como qualquer pessoa, ficamos doentes também, temos dores terríveis, crises alérgicas, entramos em surtos, ficamos tristes, sofremos e ninguém conseguirá nos trazer de volta a vida quando ela se findar, ou seja, somos seres humanos, nada além disso!!

Ter uma vida dentro da profissão enfermagem nos permite adquirir conhecimentos técnicos e científicos e saber o que fazer em diversas situações, porém isso não nos torna super heróis, simplesmente fazemos o que tem que ser feito.

Atuar na área da saúde é um presente divino, a satisfação de levar a vida, dada por Deus, a alguém a beira da morte, aliviar as dores de quem está sofrendo é algo inexplicável, não há moeda no mundo que pague essa alegria, é estar vivendo o real sentido de amor ao próximo.

Não podemos deixar morrer, apesar de já estar em uma “UTI”, o significado do CUIDAR, os enfermeiros devem zelar e cuidar de suas equipes, além de gerenciar, de administrar, de liderar uma unidade; as questões burocrática fazem parte de nossa jornada mas não é nosso único papel.

Não sejamos pequenos ao ponto de só fazer o administrativo e o social, vamos sim cuidar de nossos pacientes com visão holística e humana e jamais esquecer de CUIDAR DE QUEM CUIDA!!!


Enf. Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário