quinta-feira, 31 de março de 2011

Enfermagem X Medicina

É bom esclarecer que a enfermagem não tem nada contra a medicina, são profissões diferentes onde cada um têm suas atribuições porém com um único foco, a VIDA!


Tenho reparado a tempos a necessidade de nossa categoria (enfermagem) se impor mais perante a categoria dos médicos, deixando claro a nossa função, nossas atribuições evitando assim a banalização da profissão enfermagem, o que vem ocorrendo constantemente por parte médica.


É notório que não são todos os profissionais de medicina que contribuem para a banalização da enfermagem, porém alguns médicos têm repetido essa prática. Sem dúvida cabe principalmente a enfermagem manter o respeito e uma boa postura perante pacientes e profissionais em geral.


Nosso conselho deve por obrigação apoiar e fiscalizar uma postura ética e profissional de todos da equipe de enfermagem tornando o trabalho mais digno e respeitado ao invés de sermos tratados como simples serviçais, secretários e empregados dos médicos.


Somos profissionais capacitados de nível médio e superior formados na ciência do cuidar, temos nossas responsabilidades assim como os médicos também têm, então que iniciem seus plantões trabalhando e fazendo o que tem que fazer ao invés de delegar suas funções (obrigações) para a equipe de enfermagem, nossos trabalhadores de nível médio tem muito mais o que fazer do que ficar aferindo pressão arterial em pré consulta ambulatorial já que essa pratica é obrigação dos médicos no ato da consulta e para finalizar deixo claro que para se formar médico é necessário 6 anos de estudos no mínimo logo, são alfabetizados, então não precisam de enfermeiras para escrever por eles.


MÉDICOS façam seu papel ao invés de ficarem observando a ENFERMAGEM.
Vamos TRABALHAR JUNTOS porém cada um na sua área cumprindo sua função!!!

Enf. Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário